domingo, 4 de novembro de 2018

TORNEIO DIA DO ENXADRISTA

 1º Torneio Dia do Enxadrista
03 de novembro de 2018

José Raúl Capablanca

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.


O que é o xadrez? Arte, ciência ou esporte? Uma metáfora que ensina: o poder de um rei pouco vale sem sua dama, seus bispos, seus cavalos, suas torres, seus peões, todos que o rodeiam. O xadrez é das raras obras do homem a alcançar a perfeição. Nada se compara à exatidão de suas regras, à engenhosidade da combinação entre suas peças, 16 de cada lado, nas 64 casas de um tabuleiro. Sabedoria e imaginação, atalhos e estratégias. O jogador de xadrez é a soma de muitos: gênio, mestre, inventor, sábio. Como Capablanca, nascido num 19 de novembro, escolhido como o Dia do Enxadrista. Nele e em seus sucessores, mantem-se vivo o encanto e o mistério de um jogo tão antigo quanto perfeito. (R. Leitão, 2018)




O Clube de Xadrez de Açu - CXA - realizou uma competição em comemoração pela "Dia Mundial do Xadrez", celebrado no dia 19 de novembro. A disputa contou com a participação de equipe do Clube de Xadrez de Alto do Rodrigues.


CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º NICÁSSIO VINÍCIUS 4,0
CXAR - Alto do Rodrigues-RN

2º GEORGE TAVARES 3,0
CXA - Açu-RN


3º JEIEL KESLOM 2,0 (105)
CXAR - Alto do Rodrigues-RN

4º EDUARDO GALVÃO 2,0 (090)
CXA - Açu-RN

5º DANILO FERNANDES 2,0 (070)
CXAR - Alto do Rodrigues-RN

6º TIAGO FERNANDES 1,5 (065)
CXA - Açu-RN


7º ADHAM GABRIEL 1,5 (055)
CXA - Açu-RN

8º JOSÉ ENRIQUE MELO 0,0
CXAR - Alto do Rodrigues-RN


MOMENTOS DA COMPETIÇÃO

Jogo de xadrez pode ser praticado
em qualquer idade e com benefícios

Upanema x Alto do Rodrigues

Disputa do C. X, do Alto do Rodrigues

Gerações

Concentração

Nenhum comentário: