4ª rodada, 19 de dezembro de 2010, 08:30
domingo, 19 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
14º CAMPEONATO AÇUENSE / 3ª RODADA
14ª CAMPEONATO AÇUENSE DE XADREZ
3ª rodada
18 de dezembro de 2010
George Tavares 0 x 1 Fabiano Araújo
Thales Diógenes = x = Ronaldo Santos
4ª rodada
19 de dezembro de 2010 08:30
Fabiano Araújo x Ronaldo Santos
George Tavares x Tiago Fernandes
3ª rodada
18 de dezembro de 2010
George Tavares 0 x 1 Fabiano Araújo
Thales Diógenes = x = Ronaldo Santos
4ª rodada
19 de dezembro de 2010 08:30
Fabiano Araújo x Ronaldo Santos
George Tavares x Tiago Fernandes
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
14º CAMPEONATO AÇUENSE
1ª rodada
Segunda (19:30), 13 de dezembro de 2010
George Tavares = x = Ronaldo Santos
Tiago Fernandes 0 x 1 Thales Bruno
Segunda (19:30), 13 de dezembro de 2010
George Tavares = x = Ronaldo Santos
Tiago Fernandes 0 x 1 Thales Bruno
2ª rodada
Quarta, 15 de dezembro de 2010
Thales Bruno x George Tavares
Tiago Fernandes x Fabiano Araújo
Quarta, 15 de dezembro de 2010
Thales Bruno x George Tavares
Tiago Fernandes x Fabiano Araújo
domingo, 12 de dezembro de 2010
5º CAMPEONATO DE SÃO RAFAEL-RN
5º CAMPEONATO DE SÃO RAFAEL
18 e 19 de dezembro de 2010
18 e 19 de dezembro de 2010
Histórico
Inicialmente chamado Caiçara, o município de São Rafael começou num aldeamento indígena, nas proximidades do rio Piranhas. Logo suas terras foram aproveitadas para a criação de gado e para a plantação de lavouras, fazendo surgir um bom contingente populacional, em meados do século XVIII. O Capitão João Francisco da Costa era grande proprietário das terras de Caiçara, em 1765.Frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho presente na área nos anos de 1845 e 1850, mudou o nome da localidade para São Rafael. A mudança não foi bem aceita, inicialmente, pela população. Em 1858 foi criada uma escola de alfabetização chamada Cadeira de Primeiras Letras, que ensinava ao povo o nome Caiçara, ignorando a denominação imposta pelo frei capuchinho. Mas São Rafael foi o nome que prevaleceu oficialmente. (IBGE, 2010)
Histórico do xadrez em São Rafael
O professor Cleando Cortez, quando aluno do curso de economia da UERN no campus de Açu, ministrou um curso de xadrez, durante a semana universitária em 2005. O minicurso contou com a participação de vários alunos de outras cidades, entre eles, Rusiano Paulino da cidade de São Rafael.Com os estímulos de Cleando Cortez, o colega de turma Rusiano Paulino multiplicou os ensinamentos, criando um núcleo enxadrístico na cidade de São Rafael à 35 quilômetros da cidade de Açu.
A primeira competição de xadrez em São Rafael foi realizada, com o apoio do Clube de Xadrez de Açu, dia 05 de junho de 2005, com a participação de 16 jogadores, 8 de São Rafael e 8 de Açu. Sendo disputada no auditório da Escola Estadual Tristão de Barros, em 5 rodadas pelo sistema de emparceiramento suíço e arbitragem de Cleando Cortez. Fabiano Araújo de Açu venceu invicto conquistando seu primeiro torneio. Rusiano Oliveira foi o melhor colocado de São Rafael e o grande organizador do evento.
O xadrez em São rafael cresceu e já em 2006, no mês de novembro nos dias 18 e 19 a cidade de São Rafael sediou o campeonato do interior do Estado na sua 11ª edição. George Tavares, da cidade de Açu, venceu a competição que contou com a expressiva participação de 25 enxadristas das cidades de São Rafael (10), Açu (7), Macaíba (3), Mossoró (2), Guamaré (2) e Parnamirim (1).
Daí surgiu o Clube Rafaelense de Xadrez com vários eventos de 2005 até hoje.
Campeonato São-Rafaelense de Xadrez
EDIÇÃO | DATA | CAMPEÃO | VICE-CAMPEÃO | PARTICIPANTES
1º 26 de agosto de 2006 | Tiago Pereira | Moisés Xavier | 12
2º 21 de julho de 2007 | Rusiano Paulino | Tiago Pereira | 12
3º Novembro de 2008 | Tiago Pereira | Gianfrancesco Morais | 12
4º 19 de dezembro de 2009 | Saulo Macedo | Gianfrancesco Morais | 08
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
MÁXIMO MELHOR DO NORDESTE
MF Maximo Macedo
do Rio Grande do Norte
foi vice campeão
do Rio Grande do Norte
foi vice campeão
O I Campeonato de Veteranos do Nordeste foi realizado no Hotel Xênius na capital paraibana durante os dias 19 e 21 de novembro/10, sob organização da Federação Paraibana, direção de Fernando Melo e arbitragem principal do AF Maximo Igor Macedo, auxiliado por AR Klebber Maux e AA Ivanilson Pereira.
A prova contou com a participação de 22 enxadristas de 4 estados, com destaque para o ex-campeão brasileiro MI Herman van Riemsdijk. O Rio Grande do Norte foi representado pelo MF Maximo Valério Macedo, Alexandre Macedo, Ibernon Luis e Alexander Ferreira.
Foto de Máximo Macedo, em Açu (Máximo é açuense de coração),no Campeonato Interiorano de 2004,
na entrega da premiação a João Victor Cortez
Confirmando o favoritismo o MI Herman Claudius (SP) venceu com 5 em 5, MF Maximo Macedo foi o vice, sendo o melhor da região NE, com melhor critério que o 3º Francisco Dantas (PB), os dois com 4 pts. Os demais premiados foram: 4º Jovany Medeiros (PB) com 3,5; 5º Fernando Melo (PB) com 3; 6º Eduardo Azevedo (PE) 3; 7º Ariano Wanderley (PB) 3; 8º Alexandre Macedo; 9º Alexander Ferreira; 10º Dacio Lima (PB). Ibernon foi 13º com 2,5.
Em 2004, durante o Interiorano,Máximo Macedo ministrou uma
simultânea na Praça Getúlio Vargas em Açu
Fonte: http://www.xadrezpotiguar.com.br/
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
XADREZ EM JARDIM DE ANGICOS-RN
Campeonato de Xadrez desafia alunos da Miguel Teixeira
O aluno Denílson Rodrigo da Silva da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Cel. Miguel Teixeira de Jardim de Angicos, foi o vencedor do 1º campeonato interno de Xadrez.Denílson apesar de ser principiante, aos poucos foi adquirindo experiência vendo os jogadores de outras salas e até mesmo da sua turma disputar uns contra os outros.
Ao prestar atenção como cada um jogava, procurou montar qual seria a sua melhor estratégia para jogar contra seus oponentes, assim conseguindo de “pouquinho em pouquinho” surpreender e ganhar os oponentes mais fortes.
A final foi disputada por três jogadores: Elissando de Moura, Arthur Câmara Nobre Barreto e Denílson Rodrigo. O vencedor jogou primeiro contra o jovem Arthur. Este jogo foi bastante disputado, decidido nos pontos.
No outro jogo teve o confronto entre Elissandro x Arthur. Este também foi bastante disputado, com a vitória também nos pontos, assim Elissandro saiu vitorioso do confronto.
Chegou o jogo mais esperado o ultimo jogo, a disputa para ver quem é o melhor jogador de Xadrez, o confronto realizado entre Denílson x Elissandro, o jogo foi bastante disputado, mas esse não foi nos pontos, e sim em uma brilhante jogada de Denílson deu um Xeque-Mate em Elissandro.
Denílson Rodrigo se concretizou o melhor jogador de Xadrez do 3ª série do Ensino Médio e uns dos melhores do colégio. A competição foi orientada pelo professor de Matemática – Sezimar Fonseca, que trabalha esta modalidade na escola.
Palavras do professor Sezimar
O Xadrez é um dos esportes mais praticados no mundo,assim como o futebol. É um grande impulsionador da imaginação contribuindo para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.Esse esporte desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória. O Xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

E é por esse e por muitos outros motivos que o xadrez faz parte do currículo da Escola Estaudal Cel. Miguel Teixeira, sendo trabalhado em toda as turmas do Ensino Médio.
A idéia básica de proporcionar aulas de xadrez para adolescentes reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.
Fonte: http://profsezimar.com/campeonato-de-xadrez-desafia-alunos-da-miguel-teixeira-5164/
Assinar:
Postagens (Atom)













