sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Luismar Brito 2ª norma de MI

Luismar Jorge de Brito


O Mestre Fide LUISMAR JORGE DE BRITO, iniciou no xadrez aos 12 anos, foi campeão Paraibano em 72 e 73, em 1974 foi representar a Paraíba no 41º Campeonato Brasileiro de Xadrez, em Salvador, onde ficou em 17º lugar.

Representou o Fluminense do Rio de Janeiro, conquistando os Campeonatos Estadual do Rio de Janeiro em 76,77 e 78.

Em 1977 e 1978 representou o estado do Rio de Janeiro na Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez (1977 15º e 1978 22º).

Em 1979 ficou em terceiro lugar no 46º Campeonato Brasileiro Absoluto, realizado em Fortaleza, atrás de Jaime sunye em primeiro e Cícero Braga em segundo, na prática trata-se das semi finais que classificavam para o Campeonato Mundial, Jaime Sunye Neto, que representou o Brasil no mundial, mais como Luismar tinha ficado em terceiro lugar, foi convidado pelo mestre internacional o Inglês Hary Golembeck, para participar do Chanleger-Hasting-England, em 1980, que reúne os três melhores enxadristas de cada país, onde foi campeão, sendo o único brasileiro a ganhar este título.



Foi convidado para participar na Rússia do Torneio Internacional de Xadrez, ficando em segundo lugar.

Em 1981 foi para os Estados Unidos, onde residiu por 08 anos, a primeira competição foi o torneio aberto de Nova York, ficando em terceiro lugar, em 1982 nesta mesma competição , empatou do segundo ao quarto posto, com a participação de 20 grandes mestres.


No ano de 1983, ganhou o Torneio Aberto dos Estados unidos, no Cassino MGM, após o torneio foi morar em Dallas onde se casou, abriu vários clubes de xadrez nos Estados Unidos, tinha um programa na televisão para ensinar xadrez para crianças.

Em 1988, retomou as disputas Internacionais, o seu retorno foi em Luanda, Angola na África, no Torneio Internacional Categoria Nove. Em 1989 participou da semifinal do 56º Campeonato Brasileiro representando o estado de São Paulo e ficou em 11º lugar.

Entre as conquistas mais importantes e mais recentes, destacou-se no Torneio Internacional de Deng Haag, na Holanda, em 1996, quando conseguido o título de campeão, o Torneio Internacional de Cones, na Suíça, entre os dias 13 e 24 de maio de 1997, ficando em primeiro lugar, em Julho de 1998, em Forchtemberg, na Alemanha, conseguiu o segundo lugar no Torneio Internacional Lost Boys, em Antwerpen, na Bélgica, levando o Troféu de campeão.




Hoje Luisma Jorge de Brito retornou para sua terra, em João Pessoa na Paraíba para rever a sua família, ele esta pensando em ficar na Paraíba e desenvolver o xadrez nas escolas, como uma disciplina paralela, tendo todo apoio jornalístico e da Federação Paraibana de Xadrez, apesar de ter contrato com Clubes da Holanda para jogar os torneios da Europa.

Fonte: http://www.geocities.com/tchehacker/biobrito.htm , Livro Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez volume 2.

Um comentário:

Paulo Filippi disse...

Olá! Recentemente entrei para o "mundo virtual" com um blog sobre xadrez. Além de divulgar os produtos de xadrez que vendo (faço tabuleiros e vendo jogos de xadrez), também publico notícias e informações sobre este esporte. Se quiser fazer uma parceria, podemos trocar links, para divulgação em nossos blogs. Qualquer coisa entre em contato, e será bem-vindo para visitar o blog! Obrigado!
http://xadrezpaulofilippi.blogspot.com