PROJETO XADREZ NA ESCOLA
19 e 20 de junho de 2018
ANGICOS - RN
O Projeto de Xadrez na Escola tem a proposta de divulgação do jogo de xadrez nas escolas, objetivando estimular a prática enxadrística no meio escolar, é uma iniciativa do profº Cleando Cortez
Durante dois dias foram realizadas na
cidade de Angicos 7 oficinas de xadrez
em duas escolas e atingindo 358 alunos
Escola Estadual de Ensino Médio
de Tempo Integral
Professor Francisco Veras
Três oficinas realizadas
O primeiro contato com o jogo de xadrez
O ensino e aprendizagem do xadrez no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer
e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio
Através de um exercício lúdico podendo alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos:
e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio
Através de um exercício lúdico podendo alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos:
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver habilidades de observação,
reflexão,
análise e síntese;
Desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões;
Compreender e solucionar problemas
pela análise do contexto geral em que estão inseridos;
Ampliar os interesses pelas atividades individuais;
Melhorar o desempenho nos estudos e,
em particular, em Matemática.
Concentração enquanto imóvel na cadeira.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.
Avaliação da hierarquia do problema e locação do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes.
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo.
Encontrado um lance, a procura de outro melhor.
Empenho no progresso contínuo.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
Respeito à opinião do interlocutor.
De uma posição a principio igual,
direcionar a uma conclusão brilhante (combinação).
Criatividade e Imaginação.
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior.
Capacidade para o pensamento e execução lógicos,
autoconsciência e fluidez de raciocínio.
Desenvolvimento de capacidades cognitivas,
sociais, afetivas, e morais dos estudantes
Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.
Inclusão Social.
Desenvolver habilidades de observação,
reflexão,
análise e síntese;
Desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões;
Compreender e solucionar problemas
pela análise do contexto geral em que estão inseridos;
Ampliar os interesses pelas atividades individuais;
Melhorar o desempenho nos estudos e,
em particular, em Matemática.
Concentração enquanto imóvel na cadeira.
Desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.
Avaliação da hierarquia do problema e locação do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes.
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo.
Encontrado um lance, a procura de outro melhor.
Empenho no progresso contínuo.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
Respeito à opinião do interlocutor.
De uma posição a principio igual,
direcionar a uma conclusão brilhante (combinação).
Criatividade e Imaginação.
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior.
Capacidade para o pensamento e execução lógicos,
autoconsciência e fluidez de raciocínio.
Desenvolvimento de capacidades cognitivas,
sociais, afetivas, e morais dos estudantes
Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.
Inclusão Social.
A atividade enxadrística realizada no contexto educacional
permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.)
e é acessível aos estudantes situados em qualquer altura da grade escolar.
No ambiente escolar as atividades podem ser planejadas por séries, permitindo igual
denvolvimento dos estudantes, mesmo que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir como elemento motivador para a superação das mesmas.
SEGUNDO DIA
permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.)
e é acessível aos estudantes situados em qualquer altura da grade escolar.
No ambiente escolar as atividades podem ser planejadas por séries, permitindo igual
denvolvimento dos estudantes, mesmo que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir como elemento motivador para a superação das mesmas.
SEGUNDO DIA
O Xadrez além de contribuir na formação
e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também permite:
Contribuir para a educação voltada à interação social
na busca pela formação integral do cidadão.
Despertar o espírito reflexivo e crítico.
Ampliar a capacidade para tomada de decisões.
Desenvolver a inteligência espacial.
Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa.
Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto.
Desenvolver a capacidade de comunicação.
Desenvolver a capacidade de aprender.
Formular hipóteses e prever resultados.
Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.
Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.
e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também permite:
Contribuir para a educação voltada à interação social
na busca pela formação integral do cidadão.
Despertar o espírito reflexivo e crítico.
Ampliar a capacidade para tomada de decisões.
Desenvolver a inteligência espacial.
Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa.
Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto.
Desenvolver a capacidade de comunicação.
Desenvolver a capacidade de aprender.
Formular hipóteses e prever resultados.
Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.
Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.
a vitória mediante a imobilização do Rei adversário.
O Jogo de xadrez constitui-se de um
tabuleiro onde são colocados dois conjuntos de peças (preto e branco)
Rei, dama, bispos, cavalos, peões.
O Rei representa a principal peça do jogo.
A prática do xadrez ultrapassa algumas centenas de anos
e desperta interesse até a atualidade.
Hoje, em vários países como Rússia, Inglaterra, Argentina, França, Romênia,
México entre outros, a prática do Xadrez é muito difundida
A prática deste jogo como suporte pedagógico valoriza a imaginação
A criatividade, auxilia na gerência de atividades
A atenção
A memória
A socialização
A organização e fluência do pensamento
O desenvolvimento da inteligência
Além de contribuir para a percepção de regras e esquemas
ESCOLA ESTADUAL PROFª JOANA HONÓRIO
Professores Cleando Cortez
e os professores da escola:
João Batista (História) e Marcelino (Matemática)
O Jogo de xadrez constitui-se de um
tabuleiro onde são colocados dois conjuntos de peças (preto e branco)
Rei, dama, bispos, cavalos, peões.
O Rei representa a principal peça do jogo.
A prática do xadrez ultrapassa algumas centenas de anos
e desperta interesse até a atualidade.
Hoje, em vários países como Rússia, Inglaterra, Argentina, França, Romênia,
México entre outros, a prática do Xadrez é muito difundida
A prática deste jogo como suporte pedagógico valoriza a imaginação
A criatividade, auxilia na gerência de atividades
A atenção
A memória
A socialização
A organização e fluência do pensamento
O desenvolvimento da inteligência
Além de contribuir para a percepção de regras e esquemas
ESCOLA ESTADUAL PROFª JOANA HONÓRIO
Professores Cleando Cortez
e os professores da escola:
João Batista (História) e Marcelino (Matemática)
Campo de futebol
As oficinas de xadrez podem ser aplicadas em sala de aula
A flexibilização do pensamento
Estruturação de esquemas de ação
(o que implica em aceitar pontos de vistas
diferentes, tomar decisões e saber das conseqüências destas decisões)
O jogo de Xadrez é um conteúdo milenar
de vasta produção histórica contendo lendas e mitos
Propiciando a reflexão das diversas realidades
encontradas no seu cotidiano
Traze grande benefício para a comunidade
A ocupação do tempo livre do indivíduo
Uma possibilidade de reflexão
A formação para a cidadania
Este tipo de iniciativa,
poderá vir a tornar-se um meio potencial de intervenção
Implementação da prática do jogo de Xadrez
Recurso auxiliar para a melhora do rendimento escolar.
Xadrez é divertido
É uma ferramenta didática
Os alunos são capazes de melhorar sua possibilidade
de aprendizagem dos conteúdos escolares
Ação criadora e superadora
ANGICOS - RN
A flexibilização do pensamento
Estruturação de esquemas de ação
(o que implica em aceitar pontos de vistas
diferentes, tomar decisões e saber das conseqüências destas decisões)
O jogo de Xadrez é um conteúdo milenar
de vasta produção histórica contendo lendas e mitos
Propiciando a reflexão das diversas realidades
encontradas no seu cotidiano
Traze grande benefício para a comunidade
A ocupação do tempo livre do indivíduo
Uma possibilidade de reflexão
A formação para a cidadania
Este tipo de iniciativa,
poderá vir a tornar-se um meio potencial de intervenção
Implementação da prática do jogo de Xadrez
Recurso auxiliar para a melhora do rendimento escolar.
Xadrez é divertido
É uma ferramenta didática
Os alunos são capazes de melhorar sua possibilidade
de aprendizagem dos conteúdos escolares
Ação criadora e superadora
ANGICOS - RN
Terra do Pico do Cabugi
Da rádio Sertão Central
De talentos artísticos
Agentes transformadores da sociedade na qual vivem
Transformando em um lugar melhor e digno
Em um clima favorável de realização
Prazerosa da atividade
Participação de professores, cadeirantes e diretora
Contribuir para uma concreta educação para o lazer.
Promover a aprendizagem do jogo de Xadrez
Dimensão associada à educação para o lazer
Mais uma possibilidade de crescimento pessoal do indivíduo
Implementar a prática do jogo de Xadrez
entre estudantes de escolas públicas
do município de Angicos-RN
Auxilio para a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos escolares
Os espaços públicos das escolas
para a prática do Jogo de Xadrez
Oferecendo às crianças o acesso a valores éticos e morais
Conhecido como xadrez, o jogo de 64 casas
praticado em cima de um tabuleiro bicolor
É mais que um passatempo inteligente
Trata-se de uma atividade que deve ser cada vez mais
estimuladas por pais e professores
Rende múltiplos benefícios no desenvolvimento
da capacidade intelectual e na inteligência emocional
Melhora o rendimento escolar da maioria das crianças e jovens que o praticam
Desenvolvimento do autocontrole
Tem grande implicação nos aspectos educacionais da criança
Transformando em um lugar melhor e digno
Em um clima favorável de realização
Prazerosa da atividade
Participação de professores, cadeirantes e diretora
Contribuir para uma concreta educação para o lazer.
Promover a aprendizagem do jogo de Xadrez
Dimensão associada à educação para o lazer
Mais uma possibilidade de crescimento pessoal do indivíduo
Implementar a prática do jogo de Xadrez
entre estudantes de escolas públicas
do município de Angicos-RN
Auxilio para a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos escolares
Os espaços públicos das escolas
para a prática do Jogo de Xadrez
Oferecendo às crianças o acesso a valores éticos e morais
Conhecido como xadrez, o jogo de 64 casas
praticado em cima de um tabuleiro bicolor
É mais que um passatempo inteligente
Trata-se de uma atividade que deve ser cada vez mais
estimuladas por pais e professores
Rende múltiplos benefícios no desenvolvimento
da capacidade intelectual e na inteligência emocional
Melhora o rendimento escolar da maioria das crianças e jovens que o praticam
Desenvolvimento do autocontrole
Tem grande implicação nos aspectos educacionais da criança
Desenvolvimento da concentração
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento poder de decisão com autonomia
Desenvolvimento do pensamento lógico.
O xadrez melhora a capacidade de captação (abstração) verbal
O xadrez melhora a atenção
O xadrez melhora a resistência à distração
O xadrez melhora a organização perceptiva
O xadrez melhora a análise
O xadrez melhora a coordenação visual-motora
O xadrez melhora a rapidez, planejamento e previsão
Alunos estão mais satisfeitos com a escola
Os estudos agradam mais, têm uma maior confiança e segurança
São capazes de afrontar e resolver problemas
O xadrez melhora a atenção
O xadrez melhora a resistência à distração
O xadrez melhora a organização perceptiva
O xadrez melhora a análise
O xadrez melhora a coordenação visual-motora
O xadrez melhora a rapidez, planejamento e previsão
Alunos estão mais satisfeitos com a escola
Os estudos agradam mais, têm uma maior confiança e segurança
São capazes de afrontar e resolver problemas
Com o avanço da tecnologia,
o xadrez se aproxima ainda mais das pessoas
Fornecer um número de movimentos num
determinado tempo
Avaliação da hierarquia do problema e a
locação do tempo disponível
Movimentar peças após exaustiva análise de
lances seguintes
Desenvolvimento da capacidade para
pensamento abrangente e profundo
Encontrado um lance, a procura
de outro melhor
Empenho no progresso contínuo
Direcionar a uma conclusão brilhante uma
posição aparentemente sem possibilidades
Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha o melhor plano
Respeito à opinião do interlocutor
Entre várias possibilidades, escolher uma
única, sem ajuda externa
Capacidade para o processo de tomar decisões
com autonomia
Um movimento deve ser consequência lógica
do anterior antevendo o seguinte
Capacidade para o pensamento
e execução lógicos
ANGICOS - RN
As Quarenta horas de Angicos
"Angicos não é apenas um símbolo da luta contra o analfabetismo no Brasil. É um marco da luta pela universalização da educação em todos os graus, superando a visão estreita de que os graus superiores são destinados apenas aos segmentos das elites e das vanguardas. A proposta de Paulo Freire é mais ampla: uma educação para a democracia, uma educação que potencialize a construção da a cidadania. A luta contra o analfabetismo no Brasil, com a experiência de Angicos passou a ter – particularmente naquele contexto de 50 anos atrás – uma importância incomensurável, pois passou a destacar a dimensão política como fundamento da função gnosiológica da educação constituindo um passo importante para a construção da Democracia Brasileira e da Cidadania Multicultural do Brasileiro." Instituto Paulo Freire
o xadrez se aproxima ainda mais das pessoas
Fornecer um número de movimentos num
determinado tempo
Avaliação da hierarquia do problema e a
locação do tempo disponível
Movimentar peças após exaustiva análise de
lances seguintes
Desenvolvimento da capacidade para
pensamento abrangente e profundo
Encontrado um lance, a procura
de outro melhor
Empenho no progresso contínuo
Direcionar a uma conclusão brilhante uma
posição aparentemente sem possibilidades
Criatividade e imaginação
O resultado indica quem tinha o melhor plano
Respeito à opinião do interlocutor
Entre várias possibilidades, escolher uma
única, sem ajuda externa
Capacidade para o processo de tomar decisões
com autonomia
Um movimento deve ser consequência lógica
do anterior antevendo o seguinte
Capacidade para o pensamento
e execução lógicos
ANGICOS - RN
As Quarenta horas de Angicos
"Angicos não é apenas um símbolo da luta contra o analfabetismo no Brasil. É um marco da luta pela universalização da educação em todos os graus, superando a visão estreita de que os graus superiores são destinados apenas aos segmentos das elites e das vanguardas. A proposta de Paulo Freire é mais ampla: uma educação para a democracia, uma educação que potencialize a construção da a cidadania. A luta contra o analfabetismo no Brasil, com a experiência de Angicos passou a ter – particularmente naquele contexto de 50 anos atrás – uma importância incomensurável, pois passou a destacar a dimensão política como fundamento da função gnosiológica da educação constituindo um passo importante para a construção da Democracia Brasileira e da Cidadania Multicultural do Brasileiro." Instituto Paulo Freire
Fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/beneficios-da-pratica-do-xadrez/31928/
Xadrez na Escola: Alternativa à Formação da Cidadania - https://www.ufmg.br/congrext/Educa/educa181.pdf
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/2015/04/14/os-beneficios-do-xadrez-para-o-cerebro-de-criancas-e-idosos/
https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6410_10092017161717.pdf
http://angicos50anos.paulofreire.org/a-experiencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário