segunda-feira, 25 de junho de 2018

XADREZ NAS ESCOLAS DE ANGICOS - RN

 
PROJETO XADREZ NA ESCOLA
19 e 20 de junho de 2018

ANGICOS - RN

O Projeto de Xadrez na Escola tem a proposta de divulgação do jogo de xadrez nas escolas, objetivando estimular a prática enxadrística no meio escolar, é uma iniciativa do profº Cleando Cortez

Durante dois dias foram realizadas na
cidade de Angicos 7 oficinas de xadrez 
em duas escolas e atingindo 358 alunos

 Escola Estadual de Ensino Médio
de Tempo Integral
Professor Francisco Veras

 
 19 de junho de 2018

Três oficinas realizadas 

 O primeiro contato com o jogo de xadrez

O ensino e aprendizagem do xadrez no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer

 e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio

Através de um exercício lúdico podendo alcançar, dentre outros, os seguintes objetivos:

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver habilidades de observação, 

reflexão, 

análise e síntese;

Desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões;

Compreender e solucionar problemas
pela análise do contexto geral em que estão inseridos;

Ampliar os interesses pelas atividades individuais;

Melhorar o desempenho nos estudos e, 

em particular, em Matemática.

Concentração enquanto imóvel na cadeira.

Desenvolvimento do autocontrole psicofísico.

Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.

Avaliação da hierarquia do problema e locação do tempo disponível.

Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes.

Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo.

Encontrado um lance, a procura de outro melhor. 

Empenho no progresso contínuo.

O resultado indica quem tinha o melhor plano. 

Respeito à opinião do interlocutor.

De uma posição a principio igual, 

direcionar a uma conclusão brilhante (combinação).



Criatividade e Imaginação.

Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.

Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia.

Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior.

Capacidade para o pensamento e execução lógicos,

autoconsciência e fluidez de raciocínio.

Desenvolvimento de capacidades cognitivas,
sociais, afetivas, e morais dos estudantes

Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.

Inclusão Social.

A atividade enxadrística realizada no contexto educacional
permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.)

e é acessível aos estudantes situados em qualquer altura da grade escolar. 
No ambiente escolar as atividades podem ser planejadas por séries, permitindo igual
denvolvimento dos estudantes, mesmo que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir como elemento motivador para a superação das mesmas.


SEGUNDO DIA
 20 de junho de 2018

Escola  Estadual Professora
Joana Honório da Silveira Moura

 O Xadrez além de contribuir na formação
e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também permite:

Contribuir para a educação voltada à interação social 
na busca pela formação integral do cidadão.

Despertar o espírito reflexivo e crítico.

Ampliar a capacidade para tomada de decisões.

Desenvolver a inteligência espacial.

Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa.

Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto.

Desenvolver a capacidade de comunicação.

Desenvolver a capacidade de aprender.

Formular hipóteses e prever resultados.

Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.

Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.

 O Xadrez é um jogo que envolve estratégias
e outras articulações mentais objetivando
a vitória mediante a imobilização do Rei adversário. 

O Jogo de xadrez constitui-se de um
tabuleiro onde são colocados dois conjuntos de peças (preto e branco)

Rei, dama, bispos, cavalos, peões.

O Rei representa a principal peça do jogo.

A prática do xadrez ultrapassa algumas centenas de anos
e desperta interesse até a atualidade. 

Hoje, em vários países como Rússia, Inglaterra, Argentina, França, Romênia,
México entre outros, a prática do Xadrez é muito difundida

A prática deste jogo como suporte pedagógico valoriza a imaginação

A criatividade, auxilia na gerência de atividades

A atenção

memória

socialização

A organização e fluência do pensamento

desenvolvimento da inteligência

Além de contribuir para a percepção de regras e esquemas

ESCOLA ESTADUAL PROFª JOANA HONÓRIO
Professores Cleando Cortez
e os professores da escola:
João Batista (História) e Marcelino (Matemática)

Diversas atividades esportivas

Campo de futebol

Salas de aula bastante arejadas

Atividades culturais da escola





As oficinas de xadrez podem ser aplicadas em sala de aula

A flexibilização do pensamento

Estruturação de esquemas de ação
(o que implica em aceitar pontos de vistas
diferentes, tomar decisões e saber das conseqüências destas decisões)


O jogo de Xadrez é um conteúdo milenar
de vasta produção histórica contendo lendas e mitos

Propiciando a reflexão das diversas realidades
encontradas no seu cotidiano

Traze grande benefício para a comunidade

A ocupação do tempo livre do indivíduo

Uma possibilidade de reflexão

A formação para a cidadania

Este tipo de iniciativa,
poderá vir a tornar-se um meio potencial de intervenção

Implementação da prática do jogo de Xadrez

Recurso auxiliar para a melhora do rendimento escolar.

Xadrez é divertido

É uma ferramenta didática

Os alunos são capazes de melhorar sua possibilidade
de aprendizagem dos conteúdos escolares

Ação criadora e superadora

ANGICOS - RN

Terra do Pico do Cabugi

Da rádio Sertão Central

De talentos artísticos 

Agentes transformadores da sociedade na qual vivem

Transformando em um lugar melhor e digno

Em um clima favorável de realização

Prazerosa da atividade

Participação de professores, cadeirantes e diretora

Contribuir para uma concreta educação para o lazer.

Promover a aprendizagem do jogo de Xadrez

Dimensão associada à educação para o lazer

Mais uma possibilidade de crescimento pessoal do indivíduo

Implementar a prática do jogo de Xadrez
entre estudantes de escolas públicas
do município de Angicos-RN

Auxilio para a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos escolares

Os espaços públicos das escolas
para a prática do Jogo de Xadrez

Oferecendo às crianças o acesso a valores éticos e morais

Conhecido como xadrez, o jogo de 64 casas
praticado em cima de um tabuleiro bicolor

É mais que um passatempo inteligente

Trata-se de uma atividade que deve ser cada vez mais
estimuladas por pais e professores

Rende múltiplos benefícios no desenvolvimento
da capacidade intelectual e na inteligência emocional

Melhora o rendimento escolar da maioria das crianças e jovens que o praticam

Desenvolvimento do autocontrole

Tem grande implicação nos aspectos educacionais da criança

Desenvolvimento da concentração

Desenvolvimento da criatividade

Desenvolvimento poder de decisão com autonomia

Desenvolvimento do pensamento lógico.


O xadrez melhora a capacidade de captação (abstração) verbal

O xadrez melhora a atenção

O xadrez melhora a resistência à distração
O xadrez melhora a organização perceptiva

O xadrez melhora a análise

O xadrez melhora a coordenação visual-motora

O xadrez melhora a rapidez, planejamento e previsão

Alunos estão mais satisfeitos com a escola

Os estudos agradam mais, têm uma maior confiança e segurança

São capazes de afrontar e resolver problemas

Com o avanço da tecnologia,
o xadrez se aproxima ainda mais das pessoas

Fornecer um número de movimentos num
determinado tempo

Avaliação da hierarquia do problema e a
locação do tempo disponível

Movimentar peças após exaustiva análise de
lances seguintes

Desenvolvimento da capacidade para
pensamento abrangente e profundo

Encontrado um lance, a procura
de outro melhor

Empenho no progresso contínuo

Direcionar a uma conclusão brilhante uma
posição aparentemente sem possibilidades

Criatividade e imaginação

O resultado indica quem tinha o melhor plano

Respeito à opinião do interlocutor

Entre várias possibilidades, escolher uma
única, sem ajuda externa

Capacidade para o processo de tomar decisões
com autonomia

Um movimento deve ser consequência lógica
do anterior antevendo o seguinte

Capacidade para o pensamento
e execução lógicos


ANGICOS - RN


As Quarenta horas de Angicos


"Angicos não é apenas um símbolo da luta contra o analfabetismo no Brasil. É um marco da luta pela universalização da educação em todos os graus, superando a visão estreita de que os graus superiores são destinados apenas aos segmentos das elites e das vanguardas. A proposta de Paulo Freire é mais ampla: uma educação para a democracia, uma educação que potencialize a construção da a cidadania. A luta contra o analfabetismo no Brasil, com a experiência de Angicos passou a ter – particularmente naquele contexto de 50 anos atrás – uma importância incomensurável, pois passou a destacar a dimensão política como fundamento da função gnosiológica da educação constituindo um passo importante para  a construção da Democracia Brasileira e da Cidadania Multicultural do Brasileiro." Instituto Paulo Freire

Fonte:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/beneficios-da-pratica-do-xadrez/31928/
Xadrez na Escola: Alternativa à Formação da Cidadania - https://www.ufmg.br/congrext/Educa/educa181.pdf
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/2015/04/14/os-beneficios-do-xadrez-para-o-cerebro-de-criancas-e-idosos/

https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6410_10092017161717.pdf
http://angicos50anos.paulofreire.org/a-experiencia/

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