Durante as comemorações do centenário de falecimento de Joaquim de Sá Leitão, patriarca da família Sá Leitão de Açu-RN, foi realizado dia 21 de novembro o Torneio Centenário Joaquim de Sá Leitão.
Joaquim de Sá Leitão nasceu na cidade de Aracati, no dia 21 de março de 1844, na época a cidade mais próspera do Ceará. Foi o oitavo filho do casamento de José de Sá Leitão e Carlota Maria de Saboia. Seu pai, natural de Pernambuco, de família oriunda de Iguaraçu e falecendo em Aracati como administrador das rendas gerais, em 21 de julho de 1879. Sua mãe, de tradicional família cearense, nasceu em Aracati e faleceu, na mesma cidade, quando Joaquim tinha 17 anos, em 1861. (H. VICTOR)
No ano seguinte Joaquim de Sá Leitão vai para Recife onde passa a trabalhar com seu irmão José de Sá Leitão Júnior, atuando no ramo de comércio como caixeiro viajante. Logo depois torna-se sócio do irmão. Em 1865, com a extinção da sociedade, ficou residindo em Açu, aonde veio a negócio. (Br. STUDART)
Joaquim também foi um grande incentivador da nossa cultura, trouxe o drama pastoril “Lapinha”, apresentado pela primeira vez em 1898, sendo palco para encenação a sala da sua residência, permanecendo até hoje na lembrança do povo açuense. (M. EUGÊNIA)
Joaquim de Sá Leitão faleceu em Açu no dia 22 de novembro de 1910
A competição, realizada na Casa Sá Leitão, foi disputada em cinco rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento no ritmo de 10 minutos nocaute, com a participaram 17 enxadristas, entre eles, Sérgio Simonetti e o árbitro Cleando Cortez, bisnetos, e João Victor Cortez trineto de Joaquim de Sá Leitão.
Classificação Final: (classificação, enxadrista, pontos e desempate: pontuação progressiva, milésimos totais e sonnenborn-berger)
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
MOMENTOS DO TORNEIO
Salette Simonetti (Neta de Joaquim de Sá Leitão)
entregando a premiação de Alaôr júnior (Neto do coração)
entregando a premiação de Alaôr júnior (Neto do coração)
Nenhum comentário:
Postar um comentário