quarta-feira, 7 de setembro de 2011

XADREZ NA ESCOLA / ITAJÁ-RN

XADREZ NA ESCOLA
Escola Estadual João Tertulino Lopes
ITAJÁ-RN, agosto de 2011

O professor Cleando Cortez ministrou um curso básico nos dias 29, 30 e 31 de agosto/11, preparando 186 alunos para a prática enxadrística.


O Xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.


O Xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade.


Crianças que jogam Xadrez apresentam menos crises decorrentes das transformações de fase etária do que as que não jogam.


O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável nos casos da Física e da Matemática.


Em aspectos gerais, os alunos que jogam Xadrez apresentam nítida superioridade em força de vontade, tenacidade, memória e concentração.


O Xadrez ensina a criança a avaliar as conseqüências dos seus atos , tornando-as mais prudentes e responsáveis.


A concentração e a habilidade em formular e posteriormente concretizar planos no tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões e execução das mesmas no jogo muito mais importante, que é o jogo da vida.



O Xadrez ensina o jovem a avaliar as conseqüências dos seus atos , tornando-as mais prudentes e responsáveis.

Um comentário:

Fernando disse...

Ótima aula.
Parabéns!