AO SOM DE SANFONA
Caminhando no centro de Fortaleza, passando pela Praça dos Voluntários, mais conhecida como “praça da polícia”, devido à localização da sede do Departamento da Polícia Civil do Estado do Ceará. A praça, bem sombreada por árvores, é um local agradável em pleno centro comercial de Fortaleza.
Cleando Cortez e Javan Chaves
"Banca do Javan"
"Banca do Javan"
Parei na Banca do Javan, é a onde comparecem os melhores damistas da cidade. Por lá, costumam passar o ex-campeão brasileiro José Alcir, os ex-campeões cearenses Paulo Ribeiro, Marcelo, Jovino, Pedro Fuá, além de outros mestres, é um verdadeiro ponto de encontro do damismo cearense.
Paulo Ribeiro
Javan Chaves, proprietário da banca de revistas, diferente da minha última visita, atualmente atende também uma clientela com discos de vinil e raridades musicais em CDs. Parei para revê-lo e colher informações sobre a movimentação do jogo de damas na capital alencarina. Após receber notícias do Ceará e repassar do Rio Grande do Norte, fui surpreendido quando Javan convida-me para uma partida de xadrez!
Sentamos ao lado do quiosque com o tabuleiro apoiado nas pernas, jogamos uma partida de xadrez e outra de damas. Durante as partidas, com algumas interrupções para atendimento de clientes, transeuntes atraídos pelo som da banca, paravam para obter informações sobre discos, CDs e interpretes musical, batemos um bom papo sobre música regional e fui apresentado ao bom som instrumental de sanfona do mestre Zé do X, o paraibano dos oito baixos. Iniciou sua carreira na Paraíba, sua terra natal, despontou nos primeiros forrós tocando sua sanfoninha de oito baixos.
Zé do X
Quanto ao resultado das partidas, saiu dentro do esperado, venci a de xadrez e perdi a de damas.
Jogadores de damas
no centro de Fortaleza
no centro de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário