quinta-feira, 19 de abril de 2012

XADREZ, DAMAS E SANFONA


AO SOM DE SANFONA

Caminhando no centro de Fortaleza, passando pela Praça dos Voluntários, mais conhecida como “praça da polícia”, devido à localização da sede do Departamento da Polícia Civil do Estado do Ceará. A praça, bem sombreada por árvores, é um local agradável em pleno centro comercial de Fortaleza.

Praça dos Voluntários

Cleando Cortez e Javan Chaves
"Banca do Javan"

Parei na Banca do Javan, é a onde comparecem os melhores damistas da cidade. Por lá, costumam passar o ex-campeão brasileiro José Alcir, os ex-campeões cearenses Paulo Ribeiro, Marcelo, Jovino, Pedro Fuá, além de outros mestres, é um verdadeiro ponto de encontro do damismo cearense.
Paulo Ribeiro


Javan Chaves

Javan Chaves, proprietário da banca de revistas, diferente da minha última visita, atualmente atende também uma clientela com discos de vinil e raridades musicais em CDs. Parei para revê-lo e colher informações sobre a movimentação do jogo de damas na capital alencarina. Após receber notícias do Ceará e repassar do Rio Grande do Norte, fui surpreendido quando Javan convida-me para uma partida de xadrez!
Sentamos ao lado do quiosque com o tabuleiro apoiado nas pernas, jogamos uma partida de xadrez e outra de damas. Durante as partidas, com algumas interrupções para atendimento de clientes, transeuntes atraídos pelo som da banca, paravam para obter informações sobre discos, CDs e interpretes musical, batemos um bom papo sobre música regional e fui apresentado ao bom som instrumental de sanfona do mestre Zé do X, o paraibano dos oito baixos. Iniciou sua carreira na Paraíba, sua terra natal, despontou nos primeiros forrós tocando sua sanfoninha de oito baixos.

Zé do X


Quanto ao resultado das partidas, saiu dentro do esperado, venci a de xadrez e perdi a de damas.

Jogadores de damas
no centro de Fortaleza

Nenhum comentário: