segunda-feira, 4 de julho de 2011

XADREZ E ECONOMIA

JOGANDO XADREZ COM A ECONOMIA
Tomislav R. Femenick


ARTIGO IMPRENSA
O Jornal de Hoje. Natal, 22 nov. 2004
Gazeta do Oeste. Mossoró, 20 nov. 2004.

Quando eu me propus a estudar economia, conversei sobre o assunto com um amigo e ele me fez uma pergunta que, no momento, me pareceu estranha: Você sabe jogar xadrez??. Passei algum tempo ruminando sobre o que poderia haver de comum entre a economia e o jogo de xadrez. Depois me esqueci. Quando estava iniciando o meu Mestrado em Economia na PUC de São Paulo, o assunto me veio à lembrança e comentei sobre ele com o professor Paul Singer, um dos maiores teóricos brasileiros das ciências econômicas. Ai o mestre me explicou que, em ambos os casos, há que se ter uma compreensão dos reflexos gerais. O enxadrista só ganha o jogo se conseguir entender o reflexo que cada movimento de peça tem na posição das outras peças, suas e do adversário.

O economista tem que ver os reflexos, quando há alteração na posição de cada fator ou no movimento de cada agente econômico esses últimos entendidos como governo, produtores e consumidores. O tema foi objeto de dois seminários-aula.

Artigo completo: http://www.tomislav.com.br/artigos_imp.php?detalhe=&id=91&tit=JOGANDO%20XADREZ%20COM%20A%20ECONOMIA

Nenhum comentário: