PROJETO XADREZ NA ESCOLA
11 de setembro de 2017
75 alunos atingidos
75 alunos atingidos
ESCOLA ESPAÇO VIDA
Fortaleza - CE
O jogo de xadrez tem-se multiplicado no contexto escolar como
forma de entretenimento lúdico e instrumento pedagógico
Jogo-ciência-arte
Como jogo é esporte intelectual, competição, expectativa,
desafio criador, divertimento, higiene mental, repouso.
Como ciência é estratégia (tática e técnica), estudo, pesquisa,
imaginação, descobrimento (e descoberta), ideal de perfeição.
Como arte harmonia, mensagem de beleza, encanto espiritual,
emoção, prazer cultural, felicidade
Para despertar o interesse dos adolescentes pela educação
Uma atividade livre, separada, incerta, indutiva,
materialmente regrada e que simule a realidade
Em uma partida de xadrez há uma linha de comunicação entre os jogadores,
os quais se colocam tanto como emissores quanto como receptores de mensagens,
ideias, atitudes e posições pessoais sobre a incerteza
de nosso mundo, tendo o tabuleiro e as peças como meios de transmissão.
A aprendizagem do xadrez, independentemente da idade do indivíduo, pode auxiliar:
A concentração,
paciência e perseverança,
como também promover a criatividade,
intuição,
memória
e habilidades para análise
dedução de princípios gerais.
Também auxilia na tomada de decisões
e na resolução de problemas de maneira flexível
melhora as habilidades de raciocínio abstrato
e solução de problemas,
a compreensão e interpretação da leitura,
o controle de impulsos, a capacidade de resistir a dificuldades
e a determinação para vencê-las
e os índices de QI verbal e não verbal
promover a concentração, a paciência e a perseverança;
Alavancar o desenvolvimento da criatividade, da intuição e da memória;
Desenvolver habilidades de análise e dedução,
auxiliando a tomada de decisões
e a resolução de problemas de maneira flexível;
A importância do respeito ao outro
Jogar sozinho sempre é menos agradável que jogar com outra pessoa.
Seu oponente não é seu inimigo, é apenas um adversário. Sem adversário não há jogo.
Metáfora: Considerar
as adversidades como um oponente com quem sempre jogará
A importância de construção de projetos de vida.
No xadrez, caso o peão chegue à oitava linha, é promovido a uma peça nobre.
Metáfora:
O que fazer para deixar de ser peão e se transformar em um nobre?
A importância da família e da escola no auxílio das decisões
No xadrez, toda peça precisa ter outra para lhe dar proteção ou cobertura.
Sem cobertura é mais fácil perder o jogo
Não exposição da Dama.
O xadrez considera um erro estratégico a exposição
da dama no início do jogo.
De um modo em geral, o jogo de xadrez atualmente atinge um público bem
mais diversificado, e se tratando essa prática para pessoas com alguma deficiência,
aos poucos vem sendo desmistificada a ideia de que é necessário ser dotado de
uma capacidade intelectual.
O Projeto de Xadrez na Escola é uma realização do Professor Cleando Cortez
Fonte: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2876/2290
Um comentário:
Eita que está muito bom o blog hein, professor Cleando! Parabéns pelo o excelente trabalho realizado aí em Açu.
Passando aqui para registrar meu acesso e incentivá-lo a permanecer firme nos seus projetos que com certeza tem ajudado a mudar a vida de muitas pessoas, especialmente no aspecto escolar! Xadrez é a ginástica da mente!
Grande abraço,
Isaias de Mossoró-RN.
Postar um comentário