sábado, 17 de agosto de 2019

HOMENAGEM AO PROFESSOR CLEANDO CORTEZ

HOMENAGEM A CLEANDO CORTEZ

Na noite do dia 15 de agosto de 2019, no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, em Açu-RN, durante a abertura dos 49º Jogos de Escolares do Rio Grande  do Norte - JERNS -  Regional de Açu, o Professor Cleando Cortez Gomes Filho, foi o grande homenageado pela sua contribuição e dedicação as causas esportivas no município do Açu. Ressaltamos porém, que, sua ações já chegam a municípios circunvizinhos.

Entrega da comenda

Comenda


Leitura do cerimonial sobre o homenageado
pelo Coordenador dos JERNS da Regional de Açu
Profº Túlio César Medeiros de Almeida

"Cleando Cortez Gomes Filho, é natural da cidade do Açu, mas foi em Fortaleza que viveu toda infância e adolescência. Descobriu o jogo de xadrez, sua grande paixão, jogando em casa com seus irmãos mais velhos. Participou da sua 1ª competição oficial no ano de 1987 na AABB de Fortaleza. Voltou para Açu no ano de 1989, onde constituiu sua família. É graduado em ciências econômicas pela UERN e é professor de xadrez do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, há 18 anos. Em 1990, realizou a 1ª competição de xadrez em Açu. Foi campeão pela 1ª vez do campeonato interiorano de xadrez do Rio Grande do Norte no ano de 1995, repetindo o mesmo feito por mais 7 vezes. Começa então, um belo e expressivo trabalho de divulgação da arte do xadrez de forma voluntária nas escolas públicas do Açu e cidades circunvizinhas, com cursos de noções básicas sobre xadrez, já ultrapassando mais de 2.000 alunos. Como árbitro de xadrez, atua no estado do Ceará e em diversas cidades do nosso estado e, em sua totalidade, já contabiliza 497 arbitragens de torneios. É autor do projeto “Xadrez na Escola”, usado como instrumento para desenvolver a capacidade intelectual e elevar a autoestima do aluno. Esse projeto tem como objetivo principal despertar a prática do xadrez no nosso município, como meio de criar entre crianças e adolescentes, relações sociais saudáveis, além de desenvolver habilidades de memorização com alternativas que despertem o raciocínio lógico matemático. Tudo isso é tão significante, que tem também um outro resultado muito especial: Cleando já conseguiu livrar das drogas, da prostituição e da vida na rua, inúmeras crianças que estavam em risco social. Merece, portanto, o reconhecimento do povo açuense. O trabalho encantador realizado por Cleando para com as crianças e adolescentes, deixa um legado para todos nós de que, quando se faz com amor e por amor, os frutos colhidos têm um sabor especial."
Texto de Iza Caldas

Escolas homenagearam o Profº Cleando Cortez

 Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa
Itajá-RN

 ENSV
Educandário Nossa Senhora das Vitórias
Açu-RN

Entrada do fogo simbólico

Profº Cleando Cortez

No Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão

 O ritual do acendimento da
pira olímpica na Cerimônia de Abertura

O juramento do atleta
Carlos Eduardo Fonseca Dantas 
Aluno da modalidade de xadrez da
Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra
da Comunidade de Nova Esperança, Açu-RN


cleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortezcleandocortez

CLEANDO CORTEZ GOMES FILHO

Iniciou em competições oficiais em 1987

Ainda em atividade até hoje

Atual Campeão Açuense

Campeão Açuense de xadrez
Edições: 1ª 1997, 5ª 2001 , 12ª 2008, 17ª 2014, 19ª 2017, 21ª 2018  

Oficinas de xadrez
Projeto de Xadrez na Escola
Nas cidades: Açu, Carnaubais (entroncamento), Ipanguaçu (Pataxó), Pendencias, Alto do Rodrigues, Angicos, Afonso Bezerra, Itajá, Paraú, Triunfo Potiguar (Serra de João do Vale), Campo Grande (ou Augusto Severo), Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Areia Branca e Fortaleza no Ceará


Mais de 2000 alunos passaram pelas oficinas de xadrez


CAMPEONATO INTERIORANO DO RN

8 Títulos

Campeão do Interiorano do RN
2º Currais Novos em 1995
4º Açu em 1997
6º Açu em 2001
7º Governador Dix-Sept Rosado em 2002
8º Mossoró em 2003
9º Açu em 2004
10º Mossoró em 2005
12º Upanema em 2007

INVICTO
Entre o 5º Interiorano de 1998 e 11º Interiorano de 2006

Vencedor de vários torneios em Açu

Organizador e árbitro de diversas competições

Participações em competições nacionais


Quando se faz com amor e por amor,
os frutos colhidos têm um sabor especial


Nenhum comentário: